top of page
R (2).jpeg

Animais aquáticos

Um animal aquático (ou animal marinho, referido assim quando relacionado ao mar) é um animal que vive na água. A maioria dos peixes, crustáceos, celenterados e esponjas, são animais aquáticos.


​Essas espécies possuem adaptações para o seu habitat, que neste caso, são as dunas e as rochas no arrebentamento das ondas.

WhatsApp Image 2023-01-06 at 19.36.16.jpeg

Estas espécies marinhas encontram-se muitas vezes nas costões rochosos. Os costões rochosos são grandes blocos de rochas entre o oceano e o continente.  Por mais que sejam rochosos eles são mais habitados por espécies marinhas do que espécies terrestres.

No caso das nossas praias em Vila Nova de Gaia estes grandes blocos de rochas são em granito. 

São formados por afloramentos rochosos. Portanto é nas dobras e nos cantinhos destes blocos que vivem animais marinhos como os caranguejos, mexilhões ou camarões.

Peixes na zona de arrebentação das ondas

Quando se pensa em animais marinhos, o primeiro animal que nos lembramos são os peixes. Afinal não existem peixes perto das praias? Bem, poucos peixes vivem na zona de arrebentação das ondas, mas os que lá vivem suportam grandes variações de temperatura e também têm que suportar por vezes a falta de água.  Por isso existem diferentes tipos de peixes que vivem na zona de arrebentamento das ondas. Alguns têm barbatanas no peito tão largas que dão ao peixe, a capacidade de se movimentar no fundo, depois temos espécies como as raias que têm modificações que as ajuda a prenderem-se ao fundo do oceano mesmo quando as águas estão muito fortes e agressivas. Existem outros que conseguem se esconder por baixo das areias para capturar as presas e se alimentarem, já outros comem areia para retirarem as microalgas e os nutrientes e depois cospem os sedimentos limpos.

Natação dos peixes

Tipos de animais aquáticos

Espécies Aquáticas

bottom of page