top of page
imagem_2023-04-14_154303542.png

Poluição

A degradação das praias causada pela mão humana

A poluição resulta da degradação do meio ambiente causada por mudanças químicas e físicas ou até mesmo pelo excesso de ruídos e está geralmente ligada a ações antrópicas, onde a deposição de resíduos, o desaguamento de águas residuais não tratadas em rios ou no mar e o uso de colunas com fortes ruídos são exemplos de poluição de origem antrópica.

Atualmente, a poluição é dividida em diversos tipos, pois há várias formas de poluir o planeta, por isso precisa de ser distinguida por "tipos". Os tipos de poluição existentes são: a poluição dos solos; a poluição da água; a poluição atmosférica e a poluição sonora.

Nas praias de Gaia, a situação não é diferente, a poluição afeta fortemente tanto a biodiversidade quanto a saúde humana, por isso, os resíduos que foram deixados nas praias e no mar devem ser recolhidos e deve ser evitado o ato de despejar resíduos no local.

Impactes da poluição nas praias de Gaia

A poluição pode, impactar o ecossistema gravemente, podendo causar inúmeras mortes e causando o desaparecimento de algumas espécies no ecossistema.

A poluição também afeta as plantas e os animais, que são constantemente expostos a esses objetos nocivos e por inocência acabam ingerindo lixo e morrendo posteriormente. A água contaminada ou restos de bebidas refrigeradas, também podem contaminar as plantas presentes nas praias, pois absorvem essa substância nociva e acabam por morrer por intoxicação. Para o ecossistema, o surgimento de resíduos pode causar impactes graves no meio ambiente sendo de longo prazo, uma vez que o tempo para o resíduo se decompor ou sair do ecossistema é muito demorado, causando um prejuízo muito grande e sendo muito difícil e caro para poder ser retirado, como por exemplo, a existência de microplásticos em todo o mar, incluindo na praia de Gaia.
Para os humanos, tanta poluição também pode causar  prejuízos turísticos e pode comprometer a saúde de quem visita as praias, porque, caso os resíduos não sejam bem tratados, os resíduos começam a decompor-se pela praia e começam a produzir chorume, um líquido poluente que é muito nocivo não só para os humanos, mas também para o ecossistema em geral.

imagem_2023-04-14_153850160.png
Embalagem de margarina onde a data de validade marca o ano de 2002

Tipos de poluição

imagem_2023-04-14_154303542.png

Poluição dos solos

A poluição dos solos implica na deposição de materiais (latas de alumínio, garrafas de plástico, etc.) no meio ambiente. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor, e causam uma contaminação no solo, que prejudica todo o ecossistema. Também é capaz de atrair organismos provedores de doenças e trazem uma visão desagradável pro local, fazendo com que humanos e animais parem de frequentar as praias e mata a biodiversidade local.

imagem_2023-04-14_223959289.png

Poluição das águas

A poluição do mar é um dos maiores problemas presentes na atualidade, isto deve-se ao facto de muita parte dos nossos resíduos serem despejados no mar, desde objetos até mesmo água residual de fábricas e domésticas. Todos os resíduos causam uma redução abrupta da biodiversidade global, pois os resíduos se espalham pelo oceano, tendo como consequência ilhas com quilômetros de distância feitas puramente de plástico residual. Não só, mas a presença de microplásticos faz com que a água vire nociva para o consumo humano e para a biodiversidade marinha. 

imagem_2023-04-15_005049369.png

Poluição atmosférica

A dispersão de gases poluentes pela atmosfera causadas pelas fábricas e indústrias causam graves problemas ambientais, causando mortes de seres vivos e prejudicando vidas humanas pela dispersão de resíduos químicos, que reagem com o organismo e podem causar doenças como o cancro e podem causar danos respiratórios. A poluição atmosférica pode ser facilmente espalhada pela influência dos ventos, podendo se estender em maiores distâncias, consequentemente, afetando as praias.

bottom of page