Animais terrestres
Um animal terrestre é um tipo de animal que vive principalmente ou exclusivamente em terra firme, capaz de se mover sobre a superfície terrestre e muitas vezes possui adaptações específicas para sobreviver em diferentes ambientes terrestres.
O conceito de aves marinhas serve só para referenciar o habitat dessa tal espécie. Existem três grupos taxonómicos desses animais: Procellariiformes, Pelecaniformes e dos Charadriiformes.
Migração das aves
Nesse contexto, quando falamos de clima, pensamos logo em aves migratórias, mas afinal, o que são aves migratórias? A migração das aves é um fenômeno voluntário e deliberado que ocorre durante um período de tempo em busca de alimentos e condições climáticas favoráveis a elas. As aves migratórias não se movem aleatoriamente, pelo contrário, sabem exatamente para onde se estão a mover. A sua migração visa sempre alcançar o destino ideal de sobrevivência e a maneira como elas o fazem varia de ave para ave. As aves diurnas ( aves que são ativas durante o dia) fazem-na durante a noite, de forma a evitar predadores. Embora as condições não sejam as mais favoráveis quando a migração ocorre, elas fazem-na na mesma. A migração resulta na deslocação de toda uma população para outra parte do planeta. As aves podem ficar muito agitadas e abaladas antes de migrar, e, a esse nervosismo pré-migração é chamado de inquietação migratória. Uma pergunta recorrente é: “como é que as aves fazem para não comer durante tanto tempo na migração?”, bem essa pergunta é simples de responder uma vez que elas antes de começarem juntam energia na forma de gordura para não precisarem de comer durante toda a migração.
Estratégias de alimentação
Existem estratégias de alimentação dependendo das espécies, algumas espécies alimentam-se de peixes, plâncton ou matéria orgânica que encontram na superfície, outro comportamento de outras espécies é a alimentação de pequenos peixes capturados na superfície depois de esperarem pacientemente pela melhor oportunidade de atacar, outras espécies têm o comportamento nominado por cleptoparasitismo que consiste em seguir outras aves marinhas com a intuição de lhes roubar as presas e assim ficar com alimento “gratuito” e por último, outras espécies conseguem-se mover muito bem dentro de água e assim usam as suas particularidades como as asas e as patas, o que lhes permite uma maior capacidade de capturar as suas presas no meio aquático, ou seja, caçar.